quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Direitos de todos?

Bom dia !




Veja que lindo dia lá fora, o céu bem azul cheio de nuvens, o sol vibrante renova as esperanças de mais um dia, tumultuado para alguns, tranquilo para outros, mas acima de tudo, mais um lindo dia a ser modelado por cada um como o seu dia.

Seria essa última afirmação válida para TODOS?
Bom, infelizmente não. Várias vezes vejo pessoas clamando diariamente por liberdade, por mais igualdade, por um pouco mais de dinheiro, por mais honestidade na política. Algumas conquistas, ótimo, são alcançadas, outras não, mas o ponto em que quero chegar é o seguinte: O direito de revolta contra a opressão deve mesmo ser lido separadamente do direito de expressão? Para ficar mais claro: Nem todos os que tem uma causa, uma revolta, tem também a possibilidade de expressão, certo?

Vamos ao que para mim é sempre o melhor exemplo de todos para esse assunto: os animais. Quantas vezes você já parou pra pensar que nós somos tão habitantes desse planeta quanto qualquer outro animal também o é? E que, sendo assim, o direito de liberdade, pelo qual tanto lutamos durante a história e mesmo atualmente, não pertence somente a nós, homens, senão também a todos os outros tipos de vida existentes na Terra?

Ora, eu nunca vi ninguém organizando uma marcha, assim como a marcha da maconha, para libertação dos passarinhos das gaiolas. Pode parecer piada, mas, o que te leva a pensar que o pobre animal tem que ficar preso o resto da vida, sendo que nunca matou, nunca roubou, nunca estuprou, nunca fez mal a ninguém? Enquanto quem rouba, mata, tortura (porque indiretamente, é isso que os governantes omissos ou corruptos fazem com os miseráveis) é livre, e tem o direito a 15 salários anuais de R$ 26.700 cada.

Além disso, o que acontece com o direito das onças, jaguatiricas, lobos e outros predadores de terem um local de morar e criar suas famílias quando alguém decide começar um desmatamento? Pois o que ocorre é que de tanto desmatamento, os bichos ficam sem espaço e começam a aparecer nas fazendas, eventualmente se alimentando de criações e virando, assim, presa fácil dos fazendeiros.

Mas infelizmente nunca veremos no congresso um 'protesto dos animais', porque, obviamente, eles não tem essa capacidade de expressão como nós, e assim, continuarão sendo injustiçados diariamente, e a nossa mídia continuará omissa, nossos políticos continuarão sem dar a mínima, e assim o nosso dia continuará sendo o mesmo e também o dos animais. A menos, claro, que nos levantemos pelo direito dos outros e deixemos de ser egoístas, pensando no novo dia como um direito de TODOS.

4 comentários:

  1. Concordo! E nem precisa de marcha neh, tem q viver isso, entender que estamos aqui é pra cuidar do planeta e não acabar com ele. E começa na simplicidade, acabando com as queimadas, sem agressão à natureza, respeitando o espaço dos animais... aprender com eles, o que deveria ser o contrário, já que somos os seres "pensantes"!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...
    Agente fala que os animais são irracionais, mas quem resolveu o antigo problema do caixeiro viajante foram as abelhas, quem resolveu problemas complexos de otimização foram as formigas... coisas que super computadores passariam semanas processando...e talvez nem daria certo. E agente ainda faz esse descaso.

    ResponderExcluir
  3. É triste ver pássaros presos em gaiolas sendo privados daquilo que eles nasceram pra fazer, animais silvestres morrendo ou vindo pra cidade pois tiveram seu habitat destruído, pessoas usando casaco de pele de animal. Gosto da sua forma de pensar e esse texto me lembra algumas conversas nossas, mas se nem nós vivemos realmente em liberdade, está longe de respeitarmos a liberdade dos animais. (Pessimista rs)

    ResponderExcluir
  4. É bem por ai mesmo Guilherme...
    Muito complicado, agente fica cada vez mais intrigado, pois todos que "bancaram" os revolucionários na sociedade foram mortos!
    Quanto a mídia, aff melhor nem comentar!

    Abraços, meu brother.

    O trabalho de conscientização é o mesmo que o dá formiga, Lento e Continuo!

    Rangel Souza!

    EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR PARA TODOS!

    ResponderExcluir