sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Deus?

     Como tem tempo que eu não escrevo aqui, resolvi escrever hoje pra compartilhar uma coisa com vocês, dessa vez sobre "Deus". Primeiramente: não, esse não é mais um daqueles textos persuasivos que argumentam, argumentam até enfiar goela abaixo a opinião de que Deus existe, nem pretendo que seja muito longo também. Mas é que, senhores, já encheu o saco essa história de discutir religião, discutir Deus, discutir qual "Deus" é melhor. Não sei se só eu tenho essa visão, mas lá vai: O que diabos importa Deus existir? O que importa existir ou não uma entidade, seja lá o que for, e seja lá onde mora? Pra mim não muda muita coisa na nossa existência não.. Vejam que, independente de existir ou não seu 'Deus', a fome continua existindo e assolando a humanidade, a maldade continua existindo e vitimando centenas por dia, a exclusão também. Acho que não preciso falar de todos os problemas que existem no mundo pra dizer que existem problemas a serem tratados, né? E nessa mesma linha de raciocínio, você existe, e é isso que importa! Você está aqui e tem a chance, não a obrigação, mas a chance de mudar essa realidade, e não vem com papo de que isso é trabalho só pro governo, que fome só existe na África, e que é tudo culpa dos políticos corruptos.

     Então, pelo menos pra mim, essa idéia de passar a vida toda discutindo, questionando se existe ou não Deus, se você vai ou não pro inferno, se você você vai ou não reencarnar, isso não passa de perda de tempo. Tem gente morrendo de fome, tem gente precisando de um teto pra não passar a noite brigando com o frio!

     Pros que acreditam, não é isso que diz na bíblia? repartir o pão com o próximo pra que assim se faça o milagre da multiplicação ? Pros que não acreditam, independente do que está na bíblia, mas parafraseando John Littell: O outro existe, e existe como outro, e não há nenhuma montanha de ideologia, de estupidez e álcool que faça com que se rompa esse laço.

...não sei você, mas eu não conseguiria ser como aquele povo da China lá, que passa por uma criança atropelada, sangrando, e como se fosse um saco de lixo, deixam lá, apenas ignoram...

Um comentário:

  1. Muitos dos problemas que existem no mundo hoje não acontecem por causa de Deus, e sim por causa do homem, dono de um fascínio e uma ambição em ter um poder ou características próximas de um "Deus". Nascemos com uma coisa chamada de livre arbítrio, capaz de mover pessoas para perpetuar tanto o bem quanto o mal - seja lá qual for a definição que temos a respeito disso.

    Pode ser que existam vários deuses (como pode ser visto nas tirinhas de Um Sábado Qualquer e num capítulo da série Supernatural que traz essa discussão interessante) ou então que exista apenas um só ser atemporal e imaterial. Se somos capazes de criar reações químicas com átomos e compostos simples, por transcendermos à essa característica menos complexa, por que não existir algo que transcenda à nossa condição como seres humanos?

    Maaaaas, estou aqui nesse mundo, nasci numa família, recebi determinada criação, valores morais, crenças religiosas, aparentemente estou inserido numa sociedade, fazendo parte de um sistema. Também tenho minhas opiniões, ideais, propósitos, coisas para mudar em minha vida e na vida de outras pessoas.

    Portanto, a mim não faz muito sentido ficar questionando a todo o tempo se Deus existe, ficar fazendo piadas ou postanto imagens para zombar disso, numa tentativa frustrada de procurar um sentido de se estar aqui e de ter uma fardo para levar adiante. Siga com sua vida, não fazendo tudo o que quer ou que deseja, mas o que está de acordo com sua essência, o que lhe faz bem e o que garante uma harmonia para se viver com o próximo.

    ResponderExcluir